BLOG (ESFERA)

FOLHEANDO REVISTA CONTEMPORÂNEA88888888888


O mundo não para, as coisas não param de acontecer, principalmente aqui…Muita coisa nova, muita coisa boa, muita coisa legal rolando no universo blogueiro. Para isto muita gente boa – mesmo – fazendo e acontecendo.


Descolamos mais umas dicas de amigos que prestigiam a revista, colaboram com conteúdo ou de quem somos fãs:



MAPA DAS SENSAÇÕES

A CIDADE REINVENTADA

8

Viaje por São Paulo com os 5 sentidos…Neste site além de se localizar os pontos turísticos da cidade, pode-se ouvir os sons característicos desta Metrópole: dos sinos da Catedral da Sé a Sala São Paulo, passando pelo estádio do Pacaembu, Sambódromo, Mercado Municipal. São Paulo para contemplar este é o lema. Ouça uma mostra aqui, você também vai gostar: MARAVILHOSO!!! Um novo olhar sobre a Metrópole.

8

8

MUNDO PESSOA

CASA DE POETA

Dando continuidade a nossa vontade de estreitar laços com nossos parceiros da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, a RC indica este blog da CASA FERNANDO PESSOA, que além de disponibilizar notícias de POESIA e LITERATURA, tem links superinteressantes sobre o universo lusófono de literatura.

8

8

8
RESUMO DO CENÁRIO

CENÁRIO LITERÁRIO

8

8

Neste Blog podemos obter informações – como o próprio nome diz – sobre o Cenário da Literatura Infantil e Juvenil. Destaque para Concuros e Prêmios literários que acontecem o ano inteiro. Notícias e vida social em torno da literatura. MUITO BOM!

8

8


8
WIKIVERSIDADE

OS NOVOS RUMOS DA COMUNICAÇÃO

Estamos vivendo um momento de muitas transformações, o mundo não para e a comunicação se reinventa a cada minuto ou segundo. Qual o futuro da comunicação? E o futuro da Internet?


A Wikiversidade é um projeto wiki para a criação e uso de materiais de aprendizagem de forma livre. Seu objetivo principal é proporcionar um ambiente de aprendizagem e pesquisa, onde qualquer pessoa pode participar no processo educativo criando, desenvolvendo e aprendendo com o conteúdo disponibilizado.

Se você é novo, e nunca participou de um projeto wiki, acesse o Ambiente de integração. Você pode participar do projeto propondo e desenvolvendo cursos e disciplinas.

Veja o Portal comunitário para ter mais informações sobre como consultar e contribuir para o Wikiversidade. Pode fazer perguntas na Esplanada e testar na Página de testes como editar.

A edição em português possui, atualmente, 712 páginas de conteúdo.

Gostei muito da proposta e JÁ ESTOU LÁ…OU MELHOR AQUI!

8

8
JOÃO WAINER – Fotografia / Cinema / Texto

COMUNICAÇÃO VICERAL

João Wainer nasceu em São Paulo em 1976 e começou na fotografia em 1992 aos 16 anos como estagiário do Jornal da Tarde. Foi assistente do fotógrafo Bob Wolfenson em 1994/95 e em 1996 ingressou na equipe de fotógrafos do jornal a Folha de S.Paulo, da qual faz parte até hoje. Venceu o Premio Folha de reportagem em 2001 e o Premio Folha de Edição em 2008. Neste Blog João Wainer escreve sobre o que fotografa, as imagens são fortes e os textos de conteúdo adulto e “marginal”. Destaque especial da RC para FEMINICIDIO. Filho de comunicadores João sabe, desde o berço, o que é COMUNICAR.

8

8

8

8

8


BLOG (ESFERA) EDIÇÃO II


MULGUIM.COM

Marcelo Ulguim contenta-se em expressar sua imaginação através das palavras. Seus contos eróticos permeam o pornográfico com uma sutileza peculiar. Ele brinca de escrever e se intitula aprendiz de escritor. Durante a primeira edição da Revista Contemporânea Marcelo foi recorde em comentários, o que nos fez convidá-lo a assumir o papel de COMENTARISTA CONTEMPORÂNEO (a partir desta segunda edição). De ônibus ou de avião Marcelo nos mostra o cotidiano com um humor sui generis, vale a pena conferir suas poesias, crônicas e contos, sem deixar de acompanhar seus comentários e tudo mais sobre ele aqui no MUNDO CONTEMPORÂNEO. Destaque e Nota 10 da REVISTA CONTEMPORÂNEA para o Conto LUANA LÚ.

RETRATOS DA ALMA

Retratos da Alma - Imagem para o Artigo Sobre o Medo que sentimos

Tatiana Kielberman é uma jovem estudante de psicologia que ama escrever desde menina. Em Retratos da Alma Tatiana fala de questões profundas como o impossível em nós ou sobre o medo que sentimos quando um  grande amor se vai. É para ler sentindo. Muito bom o que esta futura psicóloga escreve! Profundo mas com uma simplicidade peculiar, sem rodeios ou prolexismos. Tatiana desenha o sentimento, o ser, o estar e o sentir… Vale muito refletir com sua crônicas.

UMA MÚSICA POR DIA – Diariamente o Blog posta e destaca uma música, além de nos oferecer sites seguros para baixar os álbuns completos dos artistas citados. De Caetano a Gal Costa, passando por Tom Jobim e Maria Bethania. De Beatles a Queem, Simonal, Tribo de Jah, Lulu Santos, Mombojó, Zé Ramalho, The Cardigans, Dorival e Nana Caymmi, Zeca Balheiro e muito, muito mais. Destaque para o álbum ELA de Elis Regina (esta música é para  “iniciados” , pouquíssimo ou quase nada conhecida, a canção que dá título ao disco, nunca tocou nas rádios, aliás como quase tudo que é postado por lá). Vale e muito visitar!


COISAS DA CRIS

Cris Persicano - COISAS DA CRIS

Gostei da simplicidade da Cris e do seu estilo. Publicitária e marketeira – como ela mesma se intitula – a Cris fala de tudo um pouco e com muita graça e bom gosto. Destaque para alguns vídeos super legais, em especial para a música Father and Son de Cat Stevens e para o post “Um santo na família”, pois ela tem mesmo um. Nossa mais nova colaboradora, em Artigo Definido Cris faz uma reflexão sobre a São Paulo que não dorme.

APRENDIZ DE TI

Poeta e publictária esta portuguesa de 39 anos divide o blog entre poesias e fotografias. Gostoso de ver, sentir e ler.

GERMINA

GERMINA - Literatura de qualidade e contemporânea

Editada por Mariza Lourenço e Silvana Guimarães esta revista de literatura e artes é deliciosa e fácil de navegar. Seu suplemento literário é composto por textos de autores renomados (como Machado de Assis, Manuel Bandeira e muito mais) entre outros tão bons, mas menos conhecidos. Conta com um time delicioso de colaboradores contemporâneos é de uma beleza singela. Ao entrar no site somos convidados a uma linda canção que parece mesmo ter saído dos livros de capa dura. ADOREI e recomendo. Literatura na veia e na alma!

JULI LIMA – Escreve frequentemente para o portal Recanto das Letras, seu acervo conta com mais de 8 mil textos, além de 65 audios e 10 e-books. Seus textos já somam mais de meio milhão de leituras. Liríca e erudita sua literatura é uma viagem no tempo e nos sentimentos.



BLOG (ESFERA) EDIÇÃO I – 01/2010


PAULO BENTANCUR é o detentor do I Selo PERSONA CONTEMPORÂNEA. Para quem gosta de escrever e deseja se aprimorar, a Contemporânea indica a OFICINA DE LITERATURA ministrada online por ele. Em seu site, o renomado escritor gaúcho, nos dá dicas e mais dicas sobre o “como” e “porque” escrever melhor (e bem!). Solicite informações por e-mail (através do site) e tenha uma surpresa: é o próprio Paulo quem nos envia a resposta de próprio punho. Mencione a REVISTA CONTEMPORÂNEA e ganhe 10% de desconto na OFICINA MISTÉRIOS DA CRIAÇAO LITERÁRIA. Leia A PALAVRA DESENHA O MUNDO em destaque aqui na revista.

WALTER RABELO é carioca de nascença, paulistano de coraçao, Nova-iorquino por opção e…natural e deliciosamente petulante. Confira suas PETULÂNCIAS,  você vai gostar – como nós!


LARISSA MINGHIN é uma jovem mineira em cuja alma carrega – mesmo – o mundo. A sutileza e maciez com que escreve prosas, contos e cartas revela-nos esta artista-viajante-menina-futuracineasta-comediante-amiga-parceira…É encantadoramente contemporânea sua literatura! Não deixe de ouví-la, porque lendo suas linhas você – de fato – ouvirá sua voz: doce ou grave, mas sempre penetrante.


PEDRO NELITO é professor de Direito e nas horas vagas…blogueiro. Lá no Citatino Kane ele fala de tudo um pouco com muito humor e irreverência, mas fala também de coisas sérias como as enchentes em São Paulo, solidariedade e outros assuntos relevantes. Ele gosta de futebol, poesia, música (chorinho e samba!). Pedro Nelito já é parceiro nosso e, futuramente, estará por aqui. Vale a pena conhecê-lo. Vai lá.


PAQUETÁ – A ILHA DA POESIA é uma bela iniciativa de Antônio Poeta e sua equipe para revitalizar a Ilha de Paquetá no Rio de Janeiro. Vale a pena conferir este projeto e conhecer o amigo Poeta.


RAQUEL CRUZ – Do alto de seus 19 anos ela escreve contos, prosas poéticas e coisas eróticas.

Ela gosta de leitura e escrever a torna livre para ser quem quiser, de princesa a bruxa, de mártir a heroina, de menina a mulher…

Como coadjuvante ou no papel principal ela está lá…

Finge tão completamente, nos engana com disfarces e personagens…inventa-se, enfeita-se, maquia-se, perfuma-se, veste-se…com palavras, com escritas, com prosa sem verso, com linhas acertadas e explícitas mas incognoscíveis.

Raquel Cruz é uma promessa da literatura. Leia seus contos e viagens no Portal Recanto das Letras.


FABIANO “vestido” de AMORO MÁXIMO  escreve inusitadamente sobre o normal, o banal o corriqueiro. Destaque para o seu post do dia 31 de janeiro – ÉPOCA SEM-NOÇÃO e para os comentaristas de seu blog: OSCAR VIEIRA (uma caveira) e a BONECA BRITNEY (uma boneca inflável). Você vai se divertir muito, vale apena conferir esta interação dele com ele mesmo: O MÁXIMO!


AGENDACULT é um blog muito bacana de divulgação cultural e intretenimento na cidade de São Paulo, a equipe composta pelos designers Darlene Carvalho, Flávia Dias, Elson Di Nardo, Giovani Castelucci, Fernando Eduardo, Lucas Devaney,  Daniel Frangiotti, pela jornalista Bruna Giovanna e pelo publicitário Fernando Souza. O intuito é manter uma agenda cultural com o máximo de informações. E eles conseguem! É de lá a nossa fonte de divulgação do conteúdo cultural. Vale a pena ir, ver e frequentar. Recomendamos e agradecemos a estas feras.

Anúncios


  1. Pois é Simone, um domingão desses, verão de 40 graus e nós aqui trabalhando em prol da cultura, sem ganhar um unico cent. Seriamos pessoas relógios (que trabalham de graça) ou seriamos sonhadores de um mundo melhor (que sonham, projetam e constroem acordados)?
    Seja lá o que formos, eu te parabenizo minha menina, por tanto e tamanho trabalho a favor da arte dessa nossa cultura contemporânea.

    Você faz acontecer Simone Costa!
    Antônio Jsé

  2. Walter my darling,
    Não tenho a pretensão de descobrir a sua intenção, mas devo dizer que o poema inspira o leitor a ter as próprias interpretações. E isso o faz (poema e autor) muito especial.
    Pessoas que vão e vem, e que como o mar, poderiam ser serenas mas também são devastadoras, intensas, sufocantes.
    O mar de sensações que a convivência nos permite sentir. O mar de desejos que a imaginação nos faz criar.

    Beijocas
    M. Alice

  3. Eu fico feliz por terem vindo…agradeço mesmo, porque sei que o tempo anda escasso e que vivemos “o cárcere do excesso”…de informação, de notícias, de mecanismos funcionais…verdadeiramente sobrecarregados e reféns do pouco tempo – as parcas 24 horas do dia. Obrigada por encontrar um tempinho para folhear a Contemporânea, espero que com o mesmo prazer com que a planejei e a estampei aqui.

    Um beijo enorme e volte, volte sempre!

  4. Muito importante a tua iniciativa, precisamos respirar ares inteligentes em tempos de BigBrother, reitero a disposição se somar contigo esforços para que a CONTEMPORÂNEA seja sucesso permanente.
    Abraços fraternos

  5. Boa tarde! Dupla surpresa! Uma pela espetacular produção e a outra pelo carinho de sua citação. Sem mais aplaudo e agradeço.

  6. Simone, agradeço imensamente a indicação!

    Valeu pela confiança e parabéns pelo excelente trabalho na revista!

    Abraços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


Carta ao Leitor

A inabilidade de ser igual e o desejo de personificar a existência é que enche as prateleiras e estantes de livros, filmes e CD’s.

Vida organizada, distribuída em capítulos e episódios: isto é Arte.

Desde que somos crianças adoramos ouvir histórias e contos de fadas. Crescemos e nos rendemos aos filmes e novelas, ir ao cinema e ao teatro. A ficção está por toda a parte e nos ajuda com a realidade da vida.

Inventar pode ser uma catarse, nos desplugando – por alguns instantes – de um mundo exigente e repleto de cobranças, nos fazendo migrar para um faz-de-conta, feito de formas, sinais e tramas que independem de tempo e espaço. Algo análogo, onde o prazer fala alto. É uma bela saída para recontruir-se e reinventar-se. Isto explica um médico ter uma banda de Rock, um dentista fazer trabalhos de marcenaria nas horas vagas, uma psicóloga compondo versos durante as noites, uma arquiteta costurando bonecas entre um e outro projeto. A fome pelo conhecimento e sensibilidade é ilimitada.

Nossa matéria de capa trás uma profissional da ficção: Fernanda Montenegro. Ela garante que resolve(u) no palco toda a sua fantasia. Em entrevista ao jornalista Armando Antenore Fernanda fala sobre Simone de Beauvoir e a grande influência de o “segundo sexo” em sua vida, de feminismo e do existencialismo. Conta sobre o pacto de fidelidade que fez (e cumpriu) com Fernando Torres, e responde certeira sobre o possível antagonismo de ser feminista e mãe.

Por sorte a ficção não é exclusividade dos artistas e literatas, é sim uma reserva acessível e democrática. O cobrador de ônibus, o eletricista, o pedreiro, o taxista…todos acreditam que suas vidas possam se tornar um livro, um filme, uma música. Afinal são protagosnistas de suas próprias histórias. O desejo de contar sinaliza a ânsia que qualquer um tem de ser incomum.

Neste mês de março, em que se celebra a mulher por todos os cantos, o “universo conspirou” e estamos rodeados de mulheres – notáveis – que aderiram a esta empreitada participativa da Contemporânea: Cris Persicano em seu ARTIGO DEFINIDO fala sobre a MULHER MODERNA que faz acontecer, Maria Emilia Genovesi é convidada do ARTIGO INDEFINIDO e – como que num grito – convida, MULHER: VAMOS EM FRENTE? Na recém criada página POESIA CONTEMPORÂNEA a participação da portuguesa Sylvia Beirute com poesias profundas e pensantes, solidifica o desejo da REVISTA CONTEPORÂNEA em estreitar laços e interagir com a CPLP.

Para arrematar toda essa história de mulheres e mais mulheres, o MUNDO CONTEMPORÂNEO é a análise desta edição terceira por MARCELO ULGUIM, nosso comentarista.

Feita – providencialmente – por mulheres, sugiro que essa edição – também – seja degustada por homens inteligentes que apreciem nossos feitos, nossas conquistas e nosso espaço.

Boa leitura,

Simone Costa
Editora

Inspirada pelo poeta Fabrício Carpinejar

Siga a Contemporânea…

Aos 80 anos Fernanda Montenegro declara: “Toda a minha fantasia eu resolvi no palco”


%d blogueiros gostam disto: